top of page

Expedição Jalapão- TO. Cap 01

Atualizado: 2 de ago. de 2021


Nossa aventura no Jalapão - TO, começou no dia 17 de julho de 2021, saímos em 7 pessoas e três carros de Brasília ao Parque Estadual Jalapão.

Partimos às 4h30 da madrugada de Brasília e chegamos em Tocantins às 13h30, foram 470 km até a Praia do Puçá, onde fizemos nosso primeiro camping.


​​A praia do Puçá fica cerca de 23km em estrada de terra do município de Aurora do Tocantins, pertence também as Serras Gerais. O rio que corre lá é o Ribeirão, o mesmo que corre na praia do Pequizeiro que já é bem conhecida, mas já a praia do Puçá ainda é pouco conhecida. O Alex que atualmente é o novo dono, tem investido bastante para deixar a praia com estrutura de visitação, sempre prezando também pela preservação do meio ambiente. Tivemos o prazer de conhecer o Alex e sua esposa, em nossa visita, um pessoas incrível nos receberam muito bem! Confiram o instagram @praiadopuca.to.


Em seguida partimos para o Rio Azuis, não estava no roteiro mas tivemos a indicação do Sr. Janderson morador da Bahia que também estava a passeio na praia do Puçá.

No segundo dia de expedição, chegamos no Rio azuis e estava muito cheio e não deu para conhecer bem o local, ficamos no camping, que mais era um estacionamento, na propriedade da D. Marilena.


Conhecido como “o menor rio do mundo", o Rio Azuis fica localizado no município de Taguatinga, no Tocantins. Com apenas 147 metros de extensão, este rio na verdade é o menor da América Latina, ficando na terceira posição entre menores do mundo.

Então partimos para a Lagoa do Japonês nosso terceiro dia de expedição.

A Lagoa do Japonês tem águas cristalinas, uma paisagem verde de tirar o fôlego e formações rochosas dignas de comparações com os paraísos da Tailândia e Caribe. O lugar oferece uma verdadeira imersão na natureza, sendo perfeito para quem procura por lindas paisagens, mergulhos e um pouco de calmaria. Nosso grupo adorou, fizemos muitas amizades, fotos e vídeos maravilhosos!!


No quarto dia chegou a vez da tão esperada Pedra Furada! A Pedra Furada está localizada a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, dentro de uma propriedade particular, onde é cobrado uma taxa para visitação de R$25,00 reais. E claro que nosso grupo entrou na fila para fazer o registro do pôr do sol que é comparável à beleza do pôr do sol nas Dunas do Jalapão. Esculpidos na rocha de arenito em meio ao cerrado, os buracos permitem cenários espetaculares para apreciar o entardecer e, claro, fazer muitas fotos! É o lugar ideal para aquele retrato inesquecível do Jalapão. Do alto da Pedra Furada, é possível ver a imensidão da região e acompanhar o sol se pondo até o último segundo. Apesar de ser um ponto fácil de ser visitado durante todo o dia, o auge da Pedra Furada é mesmo no pôr do sol.


Como já estava anoitecendo e o próximo destino estava bem distante, o grupo resolveu acampar ali bem pertinho da Pedra Furada . A lua no seu esplendor nos iluminava bem cheia, o que nos auxiliou na montagem das barracas e preparo do jantar acompanhado de um bom vinho e aquela cerveja gelada! Foi magnífico!



Bem, o quinto dia conto como foi na segunda parte, então fiquem atentos para saber mais sobre nossa incrível aventura no Jalapão!!


FOTOS DOS PRIMEIROS DIAS




1º VIDEO DA EXPEDIÇÃO JALAPÃO - TO






Comentarios


bottom of page