Mudar é necessário, seguir é preciso, recomeçar é sempre possível!
- Eliete Bahia
- 11 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

Nossa vida é feita de fases, recomeços, idas e vindas. Estamos envoltos em diversos pensamentos, sonhos, desejos buscamos alternativas para concretizá-los adquirindo experiências, aprendizados.
Muitas vezes, as coisas não saem como planejamos e não conseguimos aceitar que não deram certo, que erramos, que um dia se perde e em outro se ganha. Percebemos que a vida não é só de alegrias mas de lutas, desacertos, inúmeras tentativas, recomeços.
Precisamos entender que falhas fazem parte do nosso desenvolvimento, elas acontecem para nos mostrar onde é necessário melhorar já que quase tudo na vida tem margem de erro e acerto.
Portanto, é normal recomeçar, tentar outro caminho, aceitar que algo precisa ser aperfeiçoado para alcançar progresso. Assim eu procuro seguir minha vida, sempre buscando algo novo ou se preciso for recomeçar em algo velho!
Nesta sexta-feira da paixão de Cristo, 10 de abril de 2020, retornei a atividade de ciclismo. Havia dado uma pausa de 2 anos sem bicicleta, precisava de um tempo para realinhar minha vida. Assim como neste momento em que o mundo parou devido a pandemia do Covid-19, permitindo assim que todos possam dar uma pausa na frenética da vida para perceber o que realmente importa... Também eu tenho dando um Stop em algumas situações singulares da vida.

Assim, sem muito planejamento, eu e duas amigas, Valéria e Berlane decidimos quebras regras e tabus, a regra do isolamento domiciliar devido ao contagio do Corona vírus e o tabu religioso do dia santo. E que bom que tivemos a coragem e a ousadia de quebrar paradigmas para viver!
Nos encontramos a frente do portão do Parque ecológico Ermida Dom Bosco, que estava fechado seguindo a regra do isolamento. Montamos em nossas bikes e seguimos em busca de um caminho qualquer o objetivo de fato era apenas sentir a vida pulsar, tínhamos essa necessidade! Algumas pessoas que faziam caminhada ali próximo nos orientou a seguir na trilhar Israel por um caminho fora do parque. Assim seguimos saindo do asfalto e pegamos uma trilha de terra nos levando para o cerrado singular do Distrito Federal.

Entre um desafio e outro de superar os dias parados sem condicionamento físico e a irregularidade do percurso, eu e minhas duas amigas íamos relembrando os bons tempos de ciclo viagens e os passeios maravilhosos que vivemos em 7 anos ou mais, na prática do ciclismo. E então percebi o quanto deixei de viver nos fadados 2 anos parada sem pedalar com os amigos!
Mas o mais importante de tudo é que retornei! Assim é a vida, cheia de incertezas, percalços pois até o caminho do sucesso, os obstáculos são muitos. Todos temos dias bons, ruins mas o que muda a situação é a forma como reagimos, lidamos com o inesperado, convertemos o aprendizado para reconstrução. Aprendemos que as coisas mudam e com a gente não é diferente: o importante é ter fé, ser positivo, manter-se de pé, firmar o corpo, encarar o desafio, não entregar os pontos, persistir para que aconteçam novas conquistas, descobertas.
Alguns podem até opinar, ir contra nossas ideias mas o que importa não é dar crédito à opinião dos outros e sim às nossas. Não podemos permitir que o desânimo tome posse de nossas escolhas, autoconfiança, enfrentando aflições, perdas, bloqueios, defendendo nossos planos futuros.
Recomeçar é sobre não desistir, não se abater, enfrentar o comodismo, admitir que tem direito de errar, querer mais da vida, dar um sim às oportunidades. Persistindo conseguimos prosseguir.

Que possamos viver cada dia de uma vez, sem estresse, porque a vida dá voltas e nos ensina que todos os dias são válidos, são um presente, uma chance a mais para acertar e que, de uma forma ou outra vamos conseguir chegar ao nosso destino, vivendo, aprendendo e recomeçando. Mudar é necessário, crescer, evoluir. Nunca perca as esperanças!
GALERIA FOTOS
Comentários