O Lago
- Eliete Bahia
- 30 de dez. de 2019
- 4 min de leitura

“A gente é soma das nossas decisões.” É uma frase da qual sempre gostei, e me lembrei dela logo que me coloquei a escrever o relato da aventura de ontem, dia 29 de dezembro de 2019, último domingo do ano.
Então, ontem domingo, acordei decidida a ir até o meu lote no Corumbá IV – GO, de motocicleta, a minha Vulcan 500 cc da kawazaki, uma moto de asfalto não de estrada de chão e acidentado como o que me esperava, mas...
Acordei minha sobrinha Mayara logo cedo e fui logo intimando para nossa inusitada aventura, ir tirar fotos e curtir o Lago corumbá IV a aproximadamente 90 km do Gama, onde moro. Ela ainda com os olhinhos fechado, quase sempre é assim heheehe, aceitou! Então fomos arrumar a bagagem e nos vestir para tal. Saímos por volta das 8:40h e pegamos DF-290 até a BR060 que dá acesso a Goiana.

Confesso que no peito batia um medinho da responsabilidade de carregar alguém na garupa, sem falar que seria a primeira vez com a minha moto em BR , alta estrada, fora do DF. Mas a vontade da adrenalina é sempre maior que meus medos... Então fui!!
A sensação é de liberdade, como conta todo e qualquer motociclista, o barulho do motor, o vento, a alta estrada e toda a paisagem do cerrado verde e o céu azul , contribuíam para a vontade de seguir mais longe.
Rodamos por volta de 60 km até o Outlet Premium Brasília, para uma fotinha. Faltava pouco para a entrada que dá acesso ao Lago Corumbá, quando voltamos para a motocicleta para continuar e ... A Tempestade (moto) resolveu fazer birra e não funcionar! :( Aparentemente parecia bateria descarregada, resolvi que um empurrão a faria pegar no tranco... Foi! Pegou e seguimos até a Churrascaria Monjolo de GO, onde pedi ajuda ao frentista do posto, que sugeriu deixar a motor esfriar para conferirmos o óleo dentre outras. Assim eu e a Mayara fomos à churrascaria tomar um café e comprar um lanchinho para seguirmos a viagem, se Deus quiser e a Tempestade (moto) funcionar. E não é que depois que o motor esfriou a Motoca funcionou na boa?! Completei o tanque com gasolina, verificamos o óleo e a água e estava tudo certo!

Bem, seguimos a aventura até o Lago, agora em estrada de chão com muita poeira, por volta das 10h. A Tempestade funcionou e foi bem subindo os morros e avançando no cascalho grosso, até que em uma subida forte ela resolveu engasgar e parar de vez... Putz!!! E agora?
Estamos longe, sem sinal de celular! Havia deixado um recado no meu grupo do whatsapp, o Bando Bellamore, se caso eu não desse noticias até as 14h para alguém me socorrer e enviei a localização da churrascaria Monjolo, que ficará para trás há horas!!
Virei a moto contrario ao morro, para descer e tentei faze-la funcionar no tranco novamente, mas não funcionou... Parei fora da estrada, pois o movimento de carros e a poeira era grande, para nossa segurança. A Mayara havia ficado morro a cima, gritei para ela descer, foi quando parou um carro e um homem acompanhado de sua senhora e nos ofereceram ajuda.
_Precisa de ajuda? Disse o homem de aproximadamente 40 e poucos anos.
_Sabe concertar e fazer funcionar uma motocicleta? Com ironia respondi.
Bem, o senhor tinha boa vontade, até contou que já teve uma moto há um tempo, mas que não sabia o que fazer. Ofereceu-me o celular para ligar para alguém, mas eu disse que não precisava que ia me virar. Então, busquei uma fé bem no fundo do meu coração e pedi a Deus uma solução! Montei na Motoca e na fé tentei ligar e? Caracas ela funcionou do nada!! Sem empurrão, só ligou!!!

Agradeci a Deus e ao homem, chamei a Mayara e seguimos em direção ao Logo novamente, sem forçar a Tempestade, sempre com baixa rotação e em macha reduzida e não é que deu certo!!
Depois de muita poeira, buracos, valas, subidas e decidas em aclive e declive, de arrepiar os pelos, chegamos ao meu condomínio Lake Buenas Vistas, por volta das 11h. Caracas meu... foi sensacional !!
Apesar da minha pouca experiência com motocicleta, procurei manter a calma e usar as técnicas do Montain bike o qual pratiquei por mais de 10 anos, e a experiência com o jipe, fui piloto de rally em 2010 a 2013 que me trouxe uma boa bagagem em aventuras off-road. Assim superei os obstáculos daquele dia e consegui chegar com segurança no Lago, que estava maravilhoso !!
Curtimos o Lago, o sol, o momento ao som de Luan Santana, gosto da minha sobrinha Mayara que fique registrado hehehe...! Enquanto estava deitada a beira do lago, com água cobrindo meu corpo, fechei meus olhos e agradeci a Deus por aquele momento e por todo o ano que passei, agradeci por minha saúde e de todos os meus familiares, pelo meu trabalho e tudo que venci até ali. Pedi perdão pelas minhas falhas e roguei por um novo ano ainda melhor. Fiquei em silencio só contemplando aquele maravilhoso lugar!

Bem, minha vontade era ficar ali um pouco mais, mas como havia deixado minhas amigas do Bando Bellamore sob aviso que se não desse noticias até as 14h, precisaria de socorro. Então tinha que voltar antes da hora marcada. Chamei a Mayara que parecia uma patinha na água, fizemos um lanche, guardamos nossas coisas, catamos nosso lixo, nos vestimos, mais algumas fotos da paisagem e tudo pronto, montamos na Tempestade (moto), ligamos, e ela respondeu com um maravilhoso ronco do motor! Gloria a Deus ela funcionou !!
Despedimos de algumas pessoas que também estavam curtindo o lago e seguimos nossa viagem de volta. Procurei me concentrar em não forçar o motor com baixa rotação e macha reduzida, evitar os buracos e terra fofa (quase impossível!), observando a frente e atrás em alerta com os carros, animais e pessoas que pudessem aparecer.

Logo retornamos a Churrascaria Monjolo, enviei mensagem ao meu grupo para avisar que estava tudo bem, tomamos água, visitinha ao banheiro e em fim de volta ao asfalto, BR060 de volta para casa. A Tempestade (moto), não apresentou mais problemas, desenvolveu bem e nos trouxe para casa com segurança e cheias de alegria e satisfação por mais uma boa aventura, graças a Deus!
E assim fechamos 2019 com muita gratidão e cheias de esperança de um novo ano ainda melhor com a graça de Deus nosso Senhor!

GALERIA FOTOS
Comments